1984

- Michael visita a unidade para vítimas de queimaduras no Hospital Brotman-Memorial em Los Angeles.

- David Smithee, um garoto de 14 anos que sofria de fibrose cística conhece Michael. Ele era fã do cantor e seu último desejo era conhece-lo. Morreu 7 semanas depois.

- Michael doa 19 camas para uma unidade no Mount Senai New York Medical Center. Este centro é parte da T.J. Martell-Foundation de pesquisa para leucemia e câncer.

- Durante uma conferência para a imprensa no Tavern On The Green, Michael anuncia que sua parte do dinheiro arrecadado com a Victory Tour irá ser doada para três organizações de caridade: The United Negro College Fund, Camp Good Times, e a T.J. Martell-Foundation.

- Depois do primeiro show da Victory Tour, Michael conhece 8 crianças com doenças terminais nos bastidores.

- Michael visita o Brotman Memorial Hospital, onde ele foi tratado pelas graves queimaduras que sofreu durante a produção de um comercial da Pepsi. Ele doa todo o dinheiro que recebeu da Pepsi, $1.5 milhão, para o "Michael Jackson Burn Center for Children".


1985

- Michael e outros 44 artistas se encontram para gravar "We Are The World", escrito por Michael e Lionel Ritchie. O dinheiro arrecadado com as vendas do single é doado para as pessoas que passam fome na África. 

 1986

- Michael organiza o "Michael Jackson UNCF Endowed Scholarship Fund". Essa fundação de $1.5 milhão alcança alunos que se destacam em artes cênicas e comunicação, com dinheiro dado todo ano para estudantes que cursam uma faculdade membra da UNFC ou universidade.

- Depois de passar por um transplante de coração, Donna Ashlock de apenas 14 anos, da Califórnia, recebe um telefonema de Michael Jackson. Ele tinha ouvido que ela era uma grande fã sua.

1987

- Michael apóia uma campanha contra o racismo. Ele apóia os esforços da NAACP para lutar contra o preconceito sofrido por artistas negros.

- Ao fim de uma parte de sua turnê Bad, Michael doa alguns de seus objetos pessoais para um leilão beneficente da UNESCO. O dinheiro arrecadado será enviado para a educação de crianças em diferentes países.


- A canção "Man In The Mirror" entra nos charts. O dinheiro das vendas do single vão para o Camp Ronald McDonald for Good Times, um acampamento para crianças que sofrem de câncer.

- Em setembro deste ano, Michael doa US $ 20.000 para a família de Yoshiyaki, um menino japonês seqüestrado e morto recentemente: "Sinto muito e estou muito triste de ouvir Yoshiyaki tão ruim. Se eu pudesse, gostaria de abraçar seus pais e manifestar a minha solidariedade e minha homenagem a Yoshiyaki. Gostaria de dedicar a minha turnê no Japão a Yoshiyaki: Eu sei que você está lá assistindo. Espero que  algo tão brutal e chocante não volte a acontecer. Eu te amo." Antes de cantar a sua canção I Just Can't Stop Loving You, em Yokohama, Michael diz à platéia: "Dedico esta canção ao lado de minha querida amiga Yoshiyaki". Durante a sua estada no Japão, dá thirty objetos cujos benefícios pessoais leilão seria para melhorar a escolarização das crianças em países pobres.

 1988

- Em uma conferência para a imprensa feita pela Pepsi, Michael doa um cheque de $600.000 para a United Negro College Fund.





- Ingressos grátis são dados para três shows em Atlanta, Georgia para a fundação Make A Wish.

- Michael visita crianças que sofrem de câncer no Bambini-Gesu Children's Hospital em Roma. Ele dá autógrafos e dá doces e discos para os pacientes. Ele promete um cheque de 100.000 libras para o hospital.

- Antes de um show no Wembley Stadium, Michael conhece o Príncipe de Wales e sua esposa Diana. Ele dá um cheque de 150.000 libras para o Prince's Trust, e um cheque de 100.000 libras para o hospital infantil da rua Great Ormond.

- Michael visita crianças com doenças terminais no Hospital da Rua Great Ormond. Para uma unidade com pacientes em estado menos crítico, ele fica um pouco mais e conta uma história.

- Em seu 30º aniversário, Michael dá um show em Leeds, England, para a organização inglesa de caridade "Give For Life". O objetivo desta organização é a proteção das crianças. Michael dá um cheque de 65.000 libras.

- Michael visita David Rothenburg de 12 anos de idade. Seu pai havia o queimado seriamente 5 anos antes em um ato de vingança contra sua ex-esposa.

1989

- O dinheiro arrecadado de um dos shows de Michael em Los Angeles é doado para o Childhelp USA, a maior organização de caridade contra abuso infantil. Em agradecimento às contribuições de Michael, Childhelp da Califórnia fundou o "Michael Jackson International Institute for Research On Child Abuse."

- A Bad Tour é finalizada. Durante a turnê, crianças carentes foram selecionadas para irem aos shows de graça e Michael doou dinheiro a hospitais, orfanatos e organizações de caridade.


- Michael visita a Cleveland Elementary School em Stockton, Califórnia. Algumas semanas antes, um homem de 25 anos havia ateado fogo no playground da escola. 5 crianças haviam morrido e outras 39 ficaram feridas.

- Michael convida 200 crianças carentes do Instituto St. Vincent para crianças com deficiência física e mental e da organização Big Brothers e Big Sisters ao Circo Vargas em Santa Bárbara.


- A organização "Wishes Granted" ajuda Darian Pagan de 4 anos, que sofre de leucemia, a conhecer Michael Jackson. Michael convida o garotinho a uma performance de acrobatas canadenses.

- Jovem Ryan White, que sofre de hemofilia, passa os feriados de fim de ano no rancho de Michael. Ryan havia sido infectado pela AIDS com transfusões de sangue contaminado em 1984. Depois de ser expulso de sua escola em Kokomo, Ryan lutou contra a discriminação de vítimas da AIDS.

1990

- Michael convida 82 crianças que foram abusadas e abandonadas pela Childhelp ao seu rancho Neverland. Há jogos, um churrasco e uma sessão de cinema para elas.

- 45 crianças do Projeto Dream Street, de Los Angeles para crianças com doenças terminais, são convidadas à Neverland.

- Michael convida 130 crianças do programa de verão YMCA de Los Angeles e Santa Bárbara ao seu rancho Neverland.


1991

Michael é convidado ao evento de caridade Jane Goodall. Michael a apóia - uma advogada de pesquisa de comportamento em relação aos chimpanzés em Gombe, Nigéria, por mais de 30 anos.

- Michael visita a Fundação Youth Sports & Art em Los Angeles. Essa fundação apóia famílias de membros de gangues, e ajuda a lidar com o uso de drogas. Michael conversa com as crianças e as presenteia com uma televisão wide-screen e um cheque.

- A empresa de Michael, MJJ Productions, trata de famílias necessitadas em Los Angeles com mais de 200 jantares de Natal.

1992

- Em 11 dias, Michael Jackson cobre 30.000 milhas na África para visitar hospitais, orfanatos, escolas, igrejas e instituições para crianças com deficiências físicas e mentais.

- Em uma conferência para a imprensa no New York Radio City Music Hall, Michael anuncia que está planejando uma nova turnê mundial, para arrecadar fundos para sua nova fundação, "Heal The World". Essa fundação irá apoiar a luta contra a AIDS, Diabéticos Juvenis e as instituições Camp Ronald McDonald e Make A Wish.

- Michael paga as despesas do funeral de Ramon Sanchez, que foi morto durante os tumultos em Los Angeles.

- Em uma conferência para a imprensa em Londres, Michael anuncia sobre sua fundação Heal The World.

- Michael presenteia o prefeito de Munich, Sr. Kronawitter, com um cheque de 40.000 para as pessoas necessitadas da cidade.

- Michael visita o hospital infantil Sophia em Rotterdam e dá um cheque de 100.000 libras.

- Michael doa L. 821.477.296 para a La Partita del Cuore em Roma e doa 120.000 DM para organizações infantis na Estônia e na Latvia.

- Em um show em Dublin, Irlanda, Michael anuncia que dará 400.000 libras da arrecadação a turnê para várias organizações.

- Michael visita o hospital infantil Rainha Elizabeth em Londres. Para a surpresa das crianças, ele traz Mickey e Minnie Mouse da Euro-Disney para o hospital.


- Na tarde antes ao seu segundo show no Wembley Stadium, Michael presenteia o Príncipe Charles com um cheque de 200.000 libras para o Prince's Trust.

- Nicholas Killen de 6 anos de idade, que perdeu sua visão causada por uma cirurgia de risco contra o câncer, conhece Michael nos bastidores de seu show em Leeds, Inglaterra.

- Michael doa 1 milhão de pesetas para caridade liderada pela Rainha da Espanha.

- Presidente Iliescu da Romênia inaugura um playground para 500 órfãos financiado por Michael. Michael discute sua fundação Heal The World.

- No Aeroporto Kennedy em Nova York, Michael supervisa o embarque de 43 toneladas de medicações, cobertores e roupas de inverno destinadas a Saravejo. A fundação Heal The World colaborou com a AmeriCares para trazer um total de $2.1 milhões em recursos para Saravejo. Elas serão distribuídas com a supervisão nas Nações Unidas.

- Durante uma transmissão para tv pedindo doações para a United Negro College Fund, Michael declara: "Eu estou orgulhoso que o Programa Michael Jackson de Bolsas de Estudo pode dar a mais de 200 jovens uma educação qualificada."]

1993

- Michael é um dos astros a performar na Inauguração Presidencial de Bill Clinton. Antes de cantar "Gone Too Soon" ele fala sobre as vítimas da AIDS e menciona seu amigo Ryan White que morreu da doença.

- Em uma conferência de imprensa no Hotel Century Plaza na cidade de Century, Los Angeles, Michael é presenteado com uma doação de $200.000 da Liga Nacional de Futebol e dos patrocinadores do Super Bowl. Ele recebe mais $500.000 da Fundação BEST para sua Fundação Heal The World. Nesta ocasião, a fundação de "Heal L.A." é oficialmente anunciada.

- Em associação com a Sega, lançou uma iniciativa de distribuir mais de $108.000 em jogos de computador e equipamento para hospitais infantis, orfanatos e outras instituições de caridade infantil pelo Reino Unido.

- Em um encontro no Hotel Century Plaza em Los Angeles, Michael dá um discurso de 5 minutos para 1.200 professores e políticos.

- Com sua turnê "Heal LA", Michael visita a Fundação Watta Health e duas escolas no sul de Los Angeles.

- Ex-presidente Jimmy Carter e Michael, que são os presidentes da iniciativa "Heal Our Children/Heal The World", estão em Atlanta para promover o seu "Atlanta Project Immunization Drive."

- Michael anuncia que irá doar $1.25 milhão para crianças que sofreram com os tumultos em Los Angeles.

- Michael promove o novo DARE-program. A razão do projeto é informar as crianças sobre o perigo do uso de drogas.

- Michael visita um hospital em Washington. Ele gasta várias horas com os pacientes jovens e joga xadrez com alguns.


- Com a Pepsi-Cola da Tailândia, doa $40.000 para a caridade da Crown Princess Maha Chakri Sirindhorn's, a Escola Rural para Crianças e o Youth Development Fund, em apoio a programas de almoço nas escolas dos vilarejos rurais da Tailândia.


- Em união à Pepsi-Cola Internacional, doa novas ambulâncias para o Contacts One Independent Living Center for Children em Moscou, Rússia e o Hospital de Ninos Dr. Ricardo Gutierrez em Buenos Aires, Argentina.

- Doa $100.000 para o Children's Defense Fund, o Children's Diabetes Foundation, o Projeto Atlanta, e o Boys and Girl Club de Newark, Nova Jersey.

- Michael visita um hospital em Santiago.

- Michael torna possível para 5.000 crianças carentes visitarem o Parque Reino Aventura, onde a baleia Keiko ("Free Willy") vivia.

- Com a Fundação Gorbachev, leva 60.000 doses de vacinas para crianças para Tblisi, Geórgia.

- A Fundação Heal The World UK apóia a "Operation Christmas Child" levando brinquedos, dozes, presentes e comida para crianças na antiga Iugoslávia.

1994

- Michael doa $500.000 para a Fundação Para AIDS Elizabeth Taylor.

- No fim de semana do aniversário de Martin Luther King Jr., Michael dá uma festa para mais de 100 crianças carentes no seu rancho Neverland.

- "The Jackson Family Honors" é televisionado. O dinheiro arrecadado com o show é doado para a instituição "Family Caring for Families."

- Michael e sua esposa Lisa Marie visitam dois hospitais infantis em Budapest. Eles distribuem brinquedos para as crianças doentes.

1995

- Michael quer libertar golfinhos que estiveram presos por muitos anos. Ele acredita que deveria haver orientações legais sobre a forma como os golfinhos vivem em zoológicos e parques.

- Pequeno Bela Farkas recebeu um novo fígado. Michael e Lisa Marie conheceram esse garoto de 4 anos durante sua estada na Hungria em 1994. Michael fez de tudo para ajudar Bela, cuja única chance de viver seria com um novo fígado. A Fundação Heal The World cobriu a cirurgia e todos os custos.

1996

- Michael doou um disco de platina-quádrupla de "HIStory" para o evento de caridade Dunblane, ocorrido no Hotel Royal Oak, na Inglaterra.

- Em Soweto, na África do Sul, Michael coloca buquês de flores nas sepulturas das crianças mortas durante os confrontos envolvendo o apartheid.

- Acontece o primeiro Festival Sports da "Esperança" para órfãos e crianças carentes. 3.000 crianças e 600 voluntários participaram e Michael Jackson foi um convidado especial.

- Michael visita a ala de crianças em um hospital de Praga.

- Michael visita um hospital para crianças com doenças mentais em Kaoshiung, Taiwan, e oferece 2.000 ingressos grátis para o show - já lotado - em Kaoshiung.

- Michael doa o dinheiro arrecadado com seu show na Tunísia para o "The National Solidarity Fund", uma instituição de caridade dedicada à luta contra a miséria.

- Michael visita um hospital infantil e traz presentes para os pacientes durante a sua estada em Amsterdam para a HIStory Tour. Um quarto no hospital (para pais que querem ficar com seus filhos) é nomeado "Michael".

- Michael doa a maioria do dinheiro arrecadado com o show da HIStory Tour em Bombay, Índia para as pessoas pobres do país.

- Antes de seu show em Auckland, Nova Zelândia, Michael realiza o desejo da pequena Emely Smith, que sofria de câncer e queria conhecê-lo.

- Michael visita o Royal Children's Hospital em Melbourne, doa brinquedos, dá autógrafos e visita as crianças.

- Durante sua estada em Manila com a HIStory Tour, Michael visita um hospital infantil. Ele anuncia que uma parte da arrecadação do show irá ser doada para a reforma do hospital.

1997

- Michael doa $1.1 milhão para uma instituição de caridade em Bombay que ajuda a educar as crianças vivendo em favelas.

- Revista britânica "OK!" publica fotos exclusivas do filho de Michael, Prince. A revista paga cerca de 1 milhão de libras pelas fotos. Michael doa o dinheiro para caridade.

- Michael autografa o livro "Children in Need" para um leilão da UNESCO.

- Michael conhece Aza Woods, 5 anos, que sofre de câncer, no Hilton Hotel em Las Vegas. Eles assistem à atração "Star Trek: The Experience".

- Michael chega em Harare, Zimbabwe. Ele é um membro da Delegação Americana convidado pelo Ministro da Defesa. A delegação agradece o governo de Zimbabwe por ajudar a manter a paz na área.

- Michael Jackson participou do 'Michael Jackson & Friends', shows beneficentes que tiveram a participação de vários artistas, apoiando a 'Fundação de Ajuda às Crianças Nelson Mandela', a 'Cruz Vermelha' e a 'UNESCO'.

- Michael presentea Nelson Mandela com um cheque de 1,000,000 na moeda da África do Sul para o "Nelson Mandela Children's Fund."


- Durante o Natal de 1999, uma violenta tempestade devastou o parque de Chateau de Versailles e destruiu 10.000 árvores no parque. O custo estimado para a reconstrução do parque é de $20 milhões. Algumas celebridades apoiaram a causa da restauração do parque. Oficiais franceses confirmaram que Michael Jackson é uma delas. Ele foi uma das primeiras pessoas a doar.

2000

- Em 28 de Outubro de 2000 Michael pintou um prato para ser leiloado no "Carousel of Hope Ball" para a pesquisa da diabete na infância.


2001

- Em 6 de Março de 2001 Michael doou um chapéu preto, uma liga de feliz aniversário e uma jaqueta usada no Monaco Music Awards em 2000 para o leilão Movie Action for Children, um evento organizado pela UNICEF, cujo arrecadação foi para a conscientização sobre a transmissão de HIV de mãe para filho na África.

- Em 26 de Março de 2001, Michael doou livros para jovens em Newark. O evento, que ajudou a lançar o Michael Jackson International Book Club, parte de sua caridade Heal The Kids, promovia a leitura na infância e encorajava os pais a voltarem a ler estórias de ninar para seus filhos.

2002

Em 25 de Abril de 2002, Michael Jackson se apresentou em um show para arrecadar dinheiro para o Comitê Nacional Democrata no teatro Apollo no Harlem, conseguindo arrecadar cerca de $3 milhões de dólares através de votos.

2003

Em junho 2003, a família Wolf, que perdeu quase todos seus pertences durante as enchentes em Saxony, Alemanha, foi convidada à Berlin por Michael Jackson quando ele estava no Bambi Awards. Na ocasião, Michael os convidou a Neverland. Em junho, eles passaram três dias em Neverland, conhecendo Michael e seus filhos.